sexta-feira, 18 de junho de 2010

O propósito de Deus em nossas vidas

Todo cristão fiel, que renuncia as coisas desse mundo para ter a vida eterna, passa por muitas circunstâncias em sua vida. A momentos de grande alegria, onde está tudo bem, mas a também os momentos difíceis, onde não entendemos o porque de algumas situações em nossas vidas, onde ficamos angustiados. Mas em todas as situações Deus tem um propósito, como veremos os acontecimentos da vida de José.

José era obediente ( Gn 37.13,14 )
Jacó mandou José para ver como estavam seus irmãos, que apascentavam o rebanho, e José não questionou, disse eis-me aqui.
José era um filho obediente. Que nós também venhamos a ser obedientes a Deus,  renunciando os prazeres desse mundo e dizendo eis-me aqui Senhor, para fazer a tua vontade, mesmo sabendo que o inimigo vai se levantar contra nossa vida para tentar nos destruir.

José confiava em Deus. José passou momentos de terror em silêncio, crendo em Deus somente.
Quando os irmãos de José o viram, conspiraram contra ele para matá-lo, pois o invejavam, pois ele era um sonhador, um bom filho, que estava sendo tratado de maneira diferenciada por seu pai, que conhecia o trabalhar de Deus, e sabia que José teria um futuro promissor. Então, seus irmãos o jogaram em uma cisterna de água que estava vazia para que morresse ali. Porêm, vendo uma caravana que ali passava, o venderam.
Imagine a tristeza que invadiu o coração de José. A Bíblia não relata que ele tenha reagido. Ele ficou calado, confiou só em Deus. Assim deve ser conosco. Às vezes passamos a prova calados, mas devemos confiar só em Deus, pois em tudo ele tem um propósito.

Os irmãos de José mataram um cabrito e sujaram com sangue a túnica colorida que Jacó tinha dado a José, e disseram a Jacó que uma fera o tinha matado.
Creio que uma tristeza profunda invadiu o coração de Jacó. Ele não entendeu o porque da morte de seu filho mais amado, então ele chorou por muitos dias.
Talvez como Jacó você tem entrado no teu quarto sozinho e às vezes não consegue nem orar, somente chora. Talvez sua alma esteja abatida por algum fato ocorrido, mas não esqueça, em tudo Deus tem um propósito, ele é fiel.

Mesmo em meio a prova devemos permanecer fiéis ao Senhor e resistir as astutas ciladas do inimigo ( Gn 39 ).
José foi vendido a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda. José foi mordomo na casa de Potifar e conquistou a confiança do mesmo. Mas a mulher de Potifar , vendo que José crescia em formosura, pediu para que José se deitasse com ela, porém ele recusou muitas vezes. Certa vez ela pediu e José recusou e correu. A mulher de Potifar então pegou sua capa e disse que José quis se deitar com ela. Potifar ouvindo isso jogou José no cárcere.
Como José temos que resistir as tentações do inimigo para que venhamos a ser vencedores, temos que ser fiel a Deus até o fim.

Deus não nos abandona jamais, por isso temos que fazer a diferença onde estivermos    ( Gn 39.22,23 ).
Deus não abandonou José em nenhum momento, mesmo no cárcere Deus o abençoava. José interpretou os sonhos do padeiro e do copeiro do Faraó, que também estavam presos, e interpretando o sonho do copeiro disse que ele teria seu cargo restituído em três dias,  e ao padeiro que o mesmo seria morto em três dias. E assim aconteceu.
Deus não nos abandona mesmo em meio a dificuldades.
A mudança começa quando começamos a entender o querer de Deus em nossas vidas        ( Gn 41 ).
Depois de dois anos Faraó teve um sonho que ninguém conseguiu interpretar, então o copeiro lembrou de José e Faraó o tirou da prisão. José interpretou o sonho de Faraó, dizendo que haveriam 7 anos de abundância e 7 anos de fome no Egito. Faraó ouvindo isto colocou José como governador do Egito, para livrar a nação da fome.
A situação mudou para José, que de prisioneiro virou  governador. José foi  abençoado porque foi fiel e soube esperar o tempo de Deus. Vale a pena esperar em Deus.
Quando veio a fome sobre o Egito, os irmãos de José foram buscar comida a pedido de seu pai. José então se revelou , não tendo raiva dos seus irmãos, ao contrário,lhes perdoando, pois Deus permitiu tudo acontecer para salvar seu pai, sua família e para crescer em segurança o povo de Deus.
Como José temos que permanecer firmes, porque tudo que Deus permite ele tem um propósito, pois nosso Deus é fiel. Da mesma maneira,  temos de ser fiéis a ele também, pois assim teremos a vitória.
José em nenhum momento reclamou com Deus, mas , se reclamasse, creio que seria assim a resposta.
Deus falando....José, eu nunca lhe abandonei. Como você acha que não se machucou quando caiu da cisterna? Foi minha mão que o segurou. Como você não morreu de insolação no deserto? Foi minha mão que fez abrigo sobre sua cabeça. Porque você não caiu em tentação com a mulher de Potifar? Porque meu Espírito o fortalecia. Porque você se sobresaiu na prisão? Porque eu estava com você. Porque você intepretava os sonhos? Porque eu lhe dava sabedoria. Porque você passou por todas as provações? Para ser o líder que você virou, e para que o povo de Israel crescesse em uma terra prospera e segura...

Há circunstâncias em nossas vidas que não entendemos o trabalhar de Deus, mas basta ficarmos firmes, que o Seu propósito em nós se efetuará.

Fonte: Salvação ao alcance de todos

0 comentários:

Postar um comentário